enem Profª. Vanessa Garcia

Veja como organizar um cronograma de estudos para grandes provas

Organizar um cronograma pode ser fácil para algumas pessoas, mas para outras nem tanto. Por isso hoje vamos te ajudar.

Um Cronograma de estudos é importante para todos os estudantes que desejam prestar grandes provas.

Ter um cronograma trás a possibilidade de organizar todo o conteúdo a ser estudado.

Independente se você vai se preparar em um cursinho preparatório ou estudar em casa, a organização deve ser seu cerne.

Porque muito mais do que estudar você estará trabalhando por seu futuro.

Se manter organizado nos estudos ajuda não só a estruturar o ritmo de estudos mas também observar vários aspectos que antes você não conseguiria.

Por isso o quadro de horários é essencial e hoje falaremos sobre como ele vai te ajudar e porque construir um é melhor que pegar um pronto e se basear.

Foco e organização

Pense em um quarto bagunçado, com pratos e copos de comida espalhados por ele, e com muita roupa no chão, você conseguiria se concentrar em um lugar desses?

Acredito que não, pois primeiramente, além de estar uma bagunça total no recinto, você mais perderia tempo em procurar o seu material, arrumando o lugar para conseguir ter algum conforto e por aí vai, por isso estudar em um local como esse é inapropriado.

Perder tempo arrumando todas as vezes que for estudar resultará, futuramente, em um tempo que você poderia estar estudando aquele assunto difícil de física que você custa a entender.

Estudar já não é matéria fácil, ainda mais se você, em razão de falta de tempo ou dinheiro não tiver como estudar por um curso preparatório.

Estudar por conta própria pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é!

E mesmo que você esteja matriculado e frequentando cursos preparatórios ele só não será o suficiente para sua aprovação, é necessário dar aquela “reforçada” em casa para que você não perca o ritmo.

Qualidade vs Quantidade

Pode parecer óbvio perguntar se é melhor quantidade ou qualidade quando o assunto é estudos, mas para quem estamos fazendo a pergunta?

Se for direcionado a você que estuda ainda de manhã, de tarde ou de noite, a resposta será uma. Mas se for para a pessoa que terminou os estudos há mais de 5 anos e que trabalha o dia todo para se sustentar, a resposta será outra.

Dessa forma, alguns candidatos se queixam por não poder estudar muito ou outros que não absorvem o tanto que deveriam, e o problema está no nível de concentração.

Esse não é o momento de pôr a mão na cabeça e se desesperar, mas de fazer um exame de consciência em como está sendo seu estudo, e qual a qualidade dele.

Além disso, saiba que você não está sozinho quanto a falta de concentração e toda a frustração de parecer que não se está estudando como deveria.

Grande parte dos estudantes hoje reclama sobre a falta de concentração e como isso prejudica sua memória.

Ainda mais nos tempos em que vivemos onde praticamente todos possuem um celular, tablet, computador, e a todo momento estamos conectados, e por isso recebendo informações de todos os lados, seja ela boa ou ruim.

O que estudar?

Ao fazer seu plano de estudos deve levar em consideração também quais disciplinas você vai estudar e quando.
Então a maior dica é você anotar e dar graus de prioridade para cada disciplina.

Se você tem muita dificuldade em matemática, por exemplo, dê o grau 1, e se você tem facilidade em história de nível 10.

Assim você já terá um norte em quais disciplinas você deve estudar mais. Mas não confunda estudar mais com estudar primeiro.

Todas as matérias devem ser estudadas concomitantemente, pois se você estudar uma e depois a outra, pode ser que perca tempo demais e não consiga estudar tudo.

Além do mais, estudar intercalando as disciplinas te proporciona “descansar” um pouco com temas mais leves e que você tem facilidade.

Criar disciplina

A proposta do quadro de estudos é que você tenha uma “agenda” para seus estudos, considerando eles como compromisso importante.

Então não basta você se preparar tanto e deixar do lado todo o seu preparo.

Se você decidir que é importante seguir a risca, siga sem pensar duas vezes, pois com certeza você verá melhora nos seus resultados.

Esteja dedicado e bons estudos!

No final, vai dar tudo certo!
Espero ter ajudado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.