enem Profª. Vanessa Garcia

Resultado do Enem 2019

Resultado do Enem 2019

O resultado do Enem, por mais que ainda não tenha aberto as inscrições para a prova já é um assunto para se ter em mente.

A todas pessoas que pretender realizar a prova no final do ano, além de ficar atentas às datas e notícias sobre o exame precisam se preocupar com o resultado.

De toda forma, o resultado do Enem 2019 pode lhe garantir uma mudança de vida por ter a chance de ingressar em uma universidade.

Se você quer saber mais sobre o resultado do Enem e sair na frente de outros candidatos você chegou ao lugar certo.

Quando sai o resultado do Enem 2019

Quando sai o resultado do Enem 2019
Quando sai o resultado do Enem 2019

Se você está se preparando para a prova do Enem ao final deste ano, precisa saber que tem que, além de estudar, treinar a ansiedade.

Levando em consideração as edições passadas do Exame Nacional do Ensino Médio, se pode prever quando podem sair os resultados.

Geralmente, como são milhões de pessoas que fazer a prova anualmente o resultado acaba por sair em meados de janeiro.

O que tudo indica é que o resultado individual, contendo todas as notas para cada área do conhecimento e redação saia na primeira semana de janeiro.

Isto porque, dado o fato de onde se pode usar as notas, o INEP corre contra o tempo e contra um cronograma muito estreito de datas com as instituições de ensino.

Dessa forma, se você vai fazer a prova em 2019 saiba que o resultado demora cerca de dois meses para sair e enquanto isso não chega só nos resta torcer.

Onde usar o resultado do enem 2019

O resultado do Enem geralmente é liberado em Janeiro na página do participante.Lá com seu devido login e senha você poderá acessar todos os seus resultados.

Com todos os números em mãos é preciso fazer uma média aritmética das notas, para que você tenha em mente qual é a nota que você tirou de fato.

Para isso basta somar as 5 notas e dividir por cinco, e pronto.

Agora, com sua média em mãos você precisará aplicá-la em algum programa do governo para adentrar em um curso superior.

Existem três programas que nada mais são do que ferramentas que o governo federal possui para dar oportunidade aos candidatos.

1- Sisu

O Sistema de Seleção Unificado (Sisu), é uma plataforma onde o candidato poderá aplicar a sua nota para entrar em curso superior em instituição pública.

Neste caso, você poderá aplicar a nota para Universidades Federais, Estaduais e Municipais.

Mas também, há a possibilidade de se aplicar para Institutos Federais de todos os estados e Distrito Federal.

Desta forma você pode conseguir uma vaga em universidades públicas na qual não tem taxa nenhuma, é totalmente gratuita.

2- ProUni

O Programa Universidade para Todos, é outra iniciativa do governo dedicado àquelas pessoas que não tem como se deslocar para uma universidade pública.

Neste caso, você aplica a sua nota para tentar uma bolsa de estudos que pode ser de 50% ou 100%, em uma faculdade particular.

Esta porcentagem lhe garante somente o valor das mensalidades, então materiais e outros pertences devem ser adquiridos a parte.

O bom é que muitas faculdades particulares estão cada vez mais aderindo ao programa, o que aumenta as suas chances.

3- Fies

O Financiamento Estudantil, é um programa que envolve o governo, agências bancárias e instituições de ensino.

Neste caso em específico, você terá um financiamento por parte do governo para que você cursou a graduação inteira pagando um preço muito reduzido.

Mas você não está isento de pagar seus estudos, depois de formado você terá um tempo para que consiga pagar a graduação aos poucos.

A dica é procurar o seu banco de confiança para que possa consultar as taxas de juros e procurar a que melhor se adequa ao seu orçamento.

Dicas sobre onde aplicar o resultado do enem

Uma das maiores dúvidas dos candidatos é se existe a possibilidade de se inscrever em mais de um programa destes.

E a resposta é sim!!! Você pode se inscrever nos três programas juntos.

A grande questão é que os três abrem em períodos diferentes, então geralmente abre primeiro o Sisu, depois o ProUni e por fim o Fies.

Dessa maneira se você não conseguir uma vaga pelo sisu você ainda poderá tentar as outras duas formas de ingresso.

Outra dica é que quando abrirem as inscrições para os três programas você estude bem o curso que você quer e a faculdade também.

Todos os dias as notas mudam e por isso se hoje você está dentro do limite para conseguir a vaga, amanhã pode não estar mais.

Estudar por fontes confiáveis

Se você está iniciando seus estudos e não quer perder tempo estudando por conteúdo obsoleto e que te faça perder tempo, temos uma dica pra você.

Se você prefere estudar por meio de apostilas impressas para que possa fazer anotações, te apresentamos uma das melhores apostilas do mercado, basta clicar aqui.

Mas se você é daquelas pessoas que está conectado o dia todo, e prefere o conteúdo onde estiver, pode optar por uma apostila em versão digital.

Espero que tenha gostado!!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.