enem Profª. Vanessa Garcia

3 formas de conseguir desconto em faculdade através da nota do ENEM

Conseguir desconto em faculdade por meio da sua nota do enem já é uma realidade, e pode estar mais perto do que você possa imaginar.

A nota do Enem é muito importante para quem deseja ingressar em uma universidade em um curso superior.

Se você deseja fazer isso, saiba que é possível aplicar sua nota e conseguir descontos em faculdades particulares.

Dependendo da sua nota, você pode conseguir até uma bolsa de 100% e não pagar a mensalidade do curso que você tanto quer.

Mas para isso, separamos aqui 3 formas de conseguir um desconto em faculdade por meio da nota do enem.

Quando sai o resultado do Enem

Levando em consideração as edições passadas do Exame Nacional do Ensino Médio, se pode prever quando podem sair os resultados.

Geralmente, como são milhões de pessoas que fazer a prova anualmente o resultado acaba por sair em meados de janeiro.

O que tudo indica é que o resultado individual, contendo todas as notas para cada área do conhecimento e redação saia na primeira ou segunda semana de janeiro, como foi neste ano.

Isto porque, dado o fato de onde se pode usar as notas, o INEP corre contra o tempo e contra um cronograma muito estreito de datas com as instituições de ensino.

Dessa forma, se você vai fazer a prova em 2019 saiba que o resultado demora cerca de dois meses para sair e enquanto isso não chega só nos resta torcer.

No entanto você já pode ir se planejando em relação a onde você vai aplicar sua nota.

O governo Federal nos dá algumas ferramentas para que você possa interessar tanto em universidades públicas como em particulares com bolsa.

Por isso, você já pode ir pesquisando quais são as notas de corte para o curso que você quer nas faculdades mais próximas e ir se planejando.

Resultados Enem – Como usar as notas

Antes de pensar sobre onde conseguir desconto, é preciso que você saiba os cursos e faculdades que você deseja fazer.

Por exemplo, àqueles que desejam cursos mais concorridos como Medicina, Biomedicina, Engenharia elétrica por exemplo, precisam tirar notas mais altas.

Enquanto os cursos de licenciatura por exemplo, geralmente requerem notas mais baixas para ingressar.
Quando se decidir de fato, e estiver com as notas em mãos, você precisa fazer a média das notas e saber sua média geral.

Os sistemas do governo reconhecerão sua nota a partir da média, e poderá haver variações de acordo com a área que escolher entrar.

Então mesmo que você tenha tirado uma nota muito boa em ciências da natureza e não tenha ido tão bem em Linguagens, você ainda tem chances!

Isto porque o sistema entende que a prioridade para um curso de Biologia é saber Ciências da Natureza e nem tanto a prova de Linguagens.

Com tudo preparado basta saber suas opções de desconto:

1 – ProUni

O Programa Universidade para Todos, é uma iniciativa do governo dedicada àquelas pessoas que não tem como se deslocar para uma universidade pública, ou que não desejem cursar em uma faculdade Federal ou estadual.

Neste caso, você aplica a sua nota para tentar uma bolsa de estudos que pode ser de 50% ou 100%, em uma faculdade particular.

Esta porcentagem lhe garante somente o valor das mensalidades, então materiais e outros pertences devem ser adquiridos a parte.

O bom é que muitas faculdades particulares estão cada vez mais aderindo ao programa, o que aumenta as suas chances.

Pelo site do prouni você poderá escolher entre cursos desde Administração, Engenharias, ou até mesmo medicina com bolsa integral.

2 – Fies

O Financiamento Estudantil, é um programa que envolve o governo, agências bancárias e instituições de ensino.

Neste caso em específico, você terá um financiamento por parte do governo para que você cursou a graduação inteira pagando um preço muito reduzido.

Mas você não está isento de pagar seus estudos, depois de formado você terá um tempo para que consiga pagar a graduação aos poucos.

A dica é procurar o seu banco de confiança para que possa consultar as taxas de juros e procurar a que melhor se adequa ao seu orçamento.

3 – Programas de bolsa privados

Existem hoje em dia, programas de bolsas privados que lhe garantem, a partir da nota do Enem, uma bolsa de estudos em faculdades particulares.

Esses descontos variam de 30%, 40%, 50%, 70% e até mesmo 100%.

Para isso você pode procurar tanto os programas como Educa Mais brasil, ou Quero bolsa, mas também diretamente na faculdade.

Geralmente, as instituições tem em seus sites todos os convênios que lhe pode garantir um desconto.

Então basta dar uma pesquisada ou entrar em contato com a própria faculdade para saber mais sobre.

No final, vai dar tudo certo!
Espero ter ajudado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.